Se há um profissional de Marketing que nunca perdeu alguns minutos de sono pensando em inovar, mudar a marca da empresa, melhorar o relacionamento com o cliente e em mil e uma formas de ganhar mercado e aumentar as vendas que atire o primeiro remédio para insônia. As noites mal dormidas, ou apenas algumas horas a mais de reunião pela noite trouxeram resultados positivos para marcas como Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio no Brasil.
Todas elas são hoje reconhecidos casos de sucesso. Nextel com seu recente reposicionamento. Land Rover como uma marca de luxo que promove experiência e relacionamento com seus clientes. Spoleto na área de inovação em culinária rápida e de ações de Marketing diferenciadas. E Sony Vaio com a construção de marca e um posicionamento no ponto-de-venda diferenciado.
Estes cases serão mostrados em detalhes na edição de São Paulo do Seminário Marketing 360º, com data marcada para acontecer entre os dias 15 e 16 de outubro no Blue Tree Towers Morumbi. O evento é patrocinado pela Accentiv’, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2. As inscrições podem ser feita por aqui.
Muito trabalhoAté chegar ao ponto de apresentar resultados de sucesso, estas empresas percorreram caminhos diferentes. Nextel tem como foco principal o público corporativo. Nele, investe em relacionamento e em serviços diferenciados que vão além do rádio, como os que são utilizados por empresas de logísticas.
Na comunicação, investiu pesado numa campanha de reposicionamento que levou a marca novamente a ser aspiracional. “Nos últimos anos a comunicação era focada especificamente na diferenciação do produto e do serviço, com o objetivo de gerar o resultado imediato de vendas. Por isso, redefinimos o papel da marca com um plano estratégico para os próximos cinco anos”, explica Fábio Toledo, Gerente de Marketing da Nextel. Isso, com 10 anos de Brasil e investimentos que ultrapassam os R$ 5 bilhões neste período.
Com um orçamento bem mais modesto, a Land Rover emprega seus esforços em ações de relacionamento com clientes e de experiências para conquistar novos consumidores. Por isso, está entre as marcas mais desejadas pelos amantes de carros. Com 60 anos, a empresa comemora a sua melhor fase. Bateu recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil veículos comercializados, e conquistou a liderança no Brasil.
InovaçõesMesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, a Land Rover tem um lugar de destaque no Marketing. “Temos uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor. Vendemos espírito de aventura. A Land Rover realmente tem isso, não é algo fabricado nem uma imagem artificial. É uma marca que tem história”, afirma Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil.
Quem também mexe com o consumidor, neste caso com a barriga e com a capacidade de rapidez ao escolher o que comer, é o Spoleto. A rede de franquias não cansa de inovar. Seja em novos pratos, seja nas ações de Marketing. Numa das últimas, a marca distribuiu gratuitamente 1,2 mil pratos de massas e 500 litros de refrigerante para promover uma franquia.
E o Spoleto não pára por aí. É campanha em datas comemorativas, patrocínio a eventos esportivos, promoções e concursos culturais e uma série de ações de guerrilha que serão apresentadas no Seminário por Jaqueline Lopes, Diretora de Marketing do Grupo Spoleto.
Em outro mercado, a Sony enfrentou o desafio de construir uma marca de notebook no Brasil utilizando menos recursos de Marketing. O ponto forte da empresa e onde são investidos os maiores esforços é no ponto-de-venda. Posicionada no segmento premium, mas com uma segmentação que oferece até notebooks mais accessíveis, a empresa espera crescer 400% em suas vendas este ano.
Para chegar a este resultado, a empresa investe em patrocínio de eventos como o Aberto de Golfe Fazenda da Grama. No ponto-de-venda, a Sony investe grande parte de sua comunicação. “O PDV exerce um papel importante dentro da nossa estratégia. Inovamos neste segmento porque fazemos exposição do produto de forma diferenciada. No final, é um conjunto de fatores para que consigamos levar a experiência Vaio para dentro do ponto-de-venda, pois não consigo sustentar um preço premium se não oferecer uma experiência premium”, ressalta Gustavo Araujo, Gerente de Produto da linha de notebooks da Sony Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário